Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os filhos de Eli e a maldição sacerdotal


A história a ser estudada neste artigo está baseada em I Samuel 2:12-36, I Samuel 3:1-21 e I Samuel 4:1-21.
Tentarei fazer uma analogia com os dias atuais deste tipo de situação, que a meu ver é muito comum, para não dizer que está ficando até normal.
Tais fatos são em torno de omissão de um sacerdote e da incredulidade, maldade e falta de temor dos filhos deste sacerdote (que também eram sacerdotes).
A casa de Eli estava encarregada de cuidar do Tabernáculo do Senhor, tal cargo também era de ser cuidador da arca da aliança e dos serviços ritualísticos lhes conferidos.
O povo via e reprovava os pecados dos filhos de Eli, que em suma eram não ter intimidade e conhecimento do poder de Deus (I Samuel 2:12); tomavam partes nos sacrifícios oferecidos à Deus; se alimentavam daquilo que não lhes era permitido comer; desprezavam a salvação e o perdão do Senhor; davam mal exemplo; e por fim eram repugnantes na área sexual, pois se deitavam com mulheres em orgias sexuais à porta do Tabernáculo.
Bem, com isto já temos a nítida visão de quão desagradáveis eram estes homens chamados de Hofni e Finéias diante do Senhor e diante do povo de Israel, que mesmo condenando tais pecados lhes eram sujeitos, pois não eram rebeldes nesta época.
Com isto podemos afirmar também que o erro de Eli foi sua omissão! Se lermos I Samuel 2:22-25 até acharemos que Eli não foi omisso, pois tentou alertar seus filhos, mas se analisarmos mais a fundo veremos que na verdade ele não fez o certo. Em I Samuel 3:13 vemos Deus falando com o profeta Samuel dizendo que Eli sabia das iniqüidades de seus filhos e mesmo assim não os repreendeu!
Ora, a repreensão não devia ser somente palavras, mas sim uma vida de exemplos que Eli deveria ter dado para seus filhos, um ensino eficaz, e fora isto, devia tê-los castigados com aquilo que estava posto na Lei de Moisés.
Com tudo isto a conseqüência foi terrível, pois os dois filhos de Eli foram mortos no mesmo dia, a arca da aliança foi tomada pelos filisteus, Eli ficou sabendo, caiu e morreu, assim como sua nora também morreu, esposa de Finéias, além de ser retirado de seus descendentes o sacerdócio, lhes sendo imposto uma maldição de miséria, humilhação e morte precoce.
Trazendo agora para nossa realidade, vemos isto em nosso meio!
Quantos são os pastores, líderes, ministros do evangelho, cantores e suas famílias fazendo a obra de Deus relaxadamente?
Não gosto e não aprovo pessoas que só sabem falar mal de líderes espirituais, mas tem hora que devemos alertar o povo de Deus e também estes líderes que estão se perdendo pelo caminho.
Vamos começar com líderes que não conhecem a palavra de Deus. O que tem de pastor que nunca leu a Bíblia toda não esta no gibi! Para alguém se habilitar para ser pastor, o mínino que dever ter feito é ler a bíblia inteira pelo menos uma vez, lê-la diariamente de forma aleatória.
O que tem de líder raso na palavra, meu Deus! Isto se manifesta quando não há mais o Espírito de Deus agindo pelo relaxamento dos líderes.
Outra coisa é uma moda muito nojenta que tem feitos muitos se desviarem ou se escandalizarem, que é a ganância financeira!
O que tem sido aberto de Igrejas “lá Universal” é algo assombro! É só teologia da prosperidade, dinheiro e mais dinheiro, sendo que a salvação e santidade nem são pregadas.
Não sou contra dízimo e ofertas (quem é contra está errado), porém tudo deve ser feito com base na palavra de Deus, com decência. Mas muitos, muitos mesmos querem abrir portinhas ou portonas de “igrejas” só com o intuito de ganhar dinheiro com a fé das pessoas.
Outro pecado cometido é o da área sexual. Qualquer líder ou ministro de louvor deve redobrar a atenção nesta área que é muito bombardeada.
Não são raros os casos de pastores, líderes ou músicos que caem em adultério. As conseqüências destes atos, principalmente quando descobertos são sempre as piores.
Muitos estão na Igreja, na própria ou em um seminário ou conferencia em outra Igreja já pensando em pecar nesta área. Mantendo relações sexuais ilícitas com outras mulheres ou homens, ou então dando de cima.
Já vi muitos que só de olhar você percebe que nesta área não foi liberto ou não se deixou ser liberto, é um mala!
Por último, a omissão de quem é uma autoridade espiritual sobre a vida de quem está cometendo estes erros é pior ainda.
Se lermos I Timóteo 3:2-5 saberemos que os filhos de pastores ou de líderes na Igreja devem ser submissos e modestos aos seus pais, pois como vão liderar a Igreja se não lideram nem sua família?
Isto também pode ser posto para os filhos espirituais, ou seja, pessoas que estão na Igreja que possuem a liderança em alguma área que lhe é sujeito, estão debaixo de um pastor.
Este ao saber de condutas fora do padrão bíblico deve repreendê-los, se os mesmos não se consertarem devem ser depostos até se consagrarem de verdade ao Senhor.
Concluindo, devemos realizar a obra do Senhor com temor, santidade e conhecimento do seu poder.
Não podemos aceitar vir um cantor na Igreja, louvar e adorar a Deus e depois disto encher um quarto de motel com um monte de mulheres. Se algum líder sabe, deve adverti-lo na hora!
Saiba que benção se inicia na vida dos lideres espirituais e são transmitidas ao povo, se tais líderes não estão mergulhados naquilo que é de Deus, logo tal obra e seu povo irá sucumbir.
Por isto, ore sempre pelos seus líderes e líderes vigiem sempre, em consagração e no temor de Deus.
Que Deus vos abençoe e vos livre das astutas ciladas do inimigo.

Artigos relacionados:
A sensualidade dentro da Igreja:

Nenhum comentário:

Postar um comentário